Texto: Gálatas 5.22-25
O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO é em si como um prezado e desejado fruto.
Introdução – A famosa passagem de Paulo sobre o FRUTO DO ESPÍRITO SANTO é em si como um prezado e desejado fruto. Não somente devemos admirá-lo, senão, também, ingeri-lo e beneficiar-nos dele. Aparece em uma seção da epístola do Apostolo Paulo aos Gálatas, na que explica a maneira correta de usar nossa liberdade e autonomia cristã, mediante o fruto e o caráter cristão (Gl 5.13-26).
I. OS VERSÍCULOS (13-15)
inicial como Cristão.
12. QUANDO O ESPÍRITO SANTO PENETRA EM NÓS NO MOMENTO DE NOSSA CONVERSÃO – É como a invasão dos aliados em Normandia durante o período da Segunda Guerra Mundial. Deus tem regressado a ocupar o que lhe pertence por direito. Quanto mais coopere o novo crente, como os habitantes franceses na Normandia, com o “Invasor”, tanto mais pronto se poderá reclamar e liberar por completo o território que se encontrava nas mãos do inimigo.
II. O CONTRASTE DAS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO
SOBRE A VIDA CRISTÃO E O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO
Depois de enumerar várias das diversas práticas horrorosas da carne (Gl 5.19-21), Paulo nos ilustra um maravilhoso contraste. É como encontrar uma vide carregada de suculentas uvas, ou uma árvore coberta de maças maduras e vermelhas, em meio a um matagal e brejos, sujos e maltratado. “Numa mudança, o furto do Espírito Santo é Amor, Alegria, Paz, Longanimidade (paciência), Benignidade (amabilidade), Bondade, fidelidade (fé), mansidão (humildade) e Domínio Próprio”, (vv. 22-23).
1. No versículo 22 a palavra “fruto” está no singular, tendo a enfatizar a UNIDADE e a COERÊNCIA da personalidade daqueles que andam no Espírito Santo. Visto que o Espírito os guia e dirige e controla, sua vida é íntegra, curada e abundante. Em contraste, a palavra “obras” ou “feitos” ou “frutos” em (5.19) estão no plural, para fazer ressaltar a falta de organização e estabilidade da vida regida pelos
ditames da carne. A vida impenitente se encontra fragmentada e em conflito com ela mesma.
2. Paulo sempre utiliza a palavra “fruto” (karpos) como um substantivo coletivo no singular, exceto em (2 Timoteo 2.6). De modo que não devemos considerar o amor como o único fruto, o qual está descrito em seus diversos aspectos pelas oito palavras que se seguem. Sem dúvida, alguns preferem considerar o furto do Espírito como um ramo com suas uvas individuais, ou como uma laranja com seus diferentes gumes ou seguimentos.
3. Nada demonstra isso mais do que nosso relacionamento uns com os outros. Se cobiçarmos as vanglórias (se nos tornarmos jactanciosos, com ambições excessivas), provocamos e invejamos uns aos outros (Gálatas 5.26). Se formos espirituais (vivendo no Espírito andando no Espírito, vivendo em comunhão ativa com Ele), seremos humildes. Em vez de rebaixarmos nosso próximo, de buscarmos nossa própria vontade, levemos as cargas uns dos outros e
sejamos solícitos em restaurar o irmão caído (6.1,2).
IV. O FRUTO DO ESPÍRITO SANTO E SUAS MANIFESTAÇÕES EM NOSSA VIDA DIÁRIA – AMOR- (nossa relação com Deus).
te amaldiçoarem...” (Gêneses 12.1-7).
23. O AMOR suporta tudo e todas as circunstâncias da vida com FÉ e ESPERANÇA.
VERDADE - NÃO É DE SE ADMIRAR QUE O VERDADEIRO AMOR NUNCA FALHARÁ OU FRACASSARÁ E NUNCA CESSARÁ.
24. A caridade nunca falhará, mas havendo profecias; serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; Porque, em parte, CONHECEMOS e, em parte PROFETIZAMOS. Mas, quando vier aquele que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria e procedia como menino; mas, agora, que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
Porque, agora, vemos por espelho e por enigma; mas, então, veremos face a face; Agora, conhecemos em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido., POIS,.
25. O amor não é baseado em sentimentos humanos. É o vínculo da perfeição, a maior das virtudes cristãs (1 Co 13.13; CL 3.14), é divino. É como já falamos, o ÁGAPE, ou o que vem de Deus, derramado, pelo Espírito Santo sobre nós; exercido pelo coração e pela mente, englobando sentimentos e vontade. É idêntico ao demonstrado por Jesus no Calvário, enviando Seu Filho, para morrer por nós, quando não merecíamos, sendo nós ainda pecadores (1 Co 13.4-7: Rm 5.8; Jo 6.16).
Nenhum comentário:
Postar um comentário